terça-feira, 12 de março de 2013

Travessia Lapinha - Tabuleiro

1° Dia da travessia - Lapinha da Serra - Tabuleiro


Saímos de Belo Horizonte na Sexta-feira a noite e chegamos em Lapinha da Serra por volta das 1:30 (madrugada de sexta/sabado), encontramos onde nossos amigos estavam acampados, no famoso Camping do Breu. Depois de acordar quase todo camping, dormimos um pouco e acordamos por volta das 6:30 e logo desmontamos as barracas, quer dizer a minha barraca, pois o Fabrício (Bart) e a Janaina a esquerda nem montaram a barraca (preguiça rsrsrs), dormiram debaixo de uma tenda verde com um colchão inflável e sacos de dormir.

Após o tomar um café reforçado com barrinhas de cereais, suco e etc. enchemos nossas garrafas de água e seguimos rumo ao nosso objetivo "TABULEIRO". A travessia começa em uma trilha que passa ao lado do Camping do Breu, logo no inicio já podemos ver a esquerda o Pico da Lapinha e a serra do Breu a parte mais técnica da nossa jornada:




Depois de alguns minutos de caminhada, podemos ver a primeira cachoeira, não chegamos a ir nela, pois o caminho ainda seria longo nesse dia:

Nesse ponto já podemos ver a início da trilha pesada que vai para o Pico da Lapinha e Serra do Breu (lado superior esquerdo da foto):

Após sofrer um pouco com cascalhos e pedras escorregadias na subida, chegamos no primeiro ponto com uma visão espetacular da represa, neste ponto existe um primeiro marco para o Pico da Lapinha:

Logo após o marco a esquerda existe um ponto que podemos ver uma pequena cachoeira de água extremamente escura devido as rochas da região:

Nesse ponto tiramos várias fotos:


Também encontramos a primeira Orquídea das várias espécies pelo caminho:



Abrigo - Primeira parada para descansar, tomar uma água e comer alguns amendoins:

Depois de 15 minutos de descanso voltamos a caminhar e subir mais... Depois de muito subir, chegamos na primeira planície do vale do Breu, a sensação inexplicável:

O visual é impressionante...

 Mais algumas flores vistas no caminho:

Após todo esse visual e andar mais um pouco, entramos na Serra do Breu com a ideia de subir no pico do Breu, mas não encontramos uma trilha para subir para o Pico e decidimos parar para almoçar. Após o almoço voltamos a caminhar e começamos a descer a Serra do Breu, depois de caminhar 1 Km descobrimos que a rota informada pelo GPS era antiga e a trilha estava com o mato muito alto, por segurança decidimos voltar e fazer a rota por cima.

No alto da serra, tinham vários bois, o Bart foi mexer com os Bois e os mesmos começarem a andar para o nosso lado, ai o desespero bateu e tivemos que apertar os passos, finalmente depois de deixá-los para trás, começamos a descer a Serra rumo a "Prainha":

Chegando a prainha:

  Detalhe para a cor da areia da Prainha:


Vídeo feito no final do 1° dia da caminhada, chegando na casa da Ana Benta:

Veja a casa da Ana Benta, fica no pé da Serra:

Últimos passos para chega na casa da Ana Benta, nesse dia o cansaço era grande, pois a maior parte da trilha foi subida e todos não viam a hora de chegar ao local do acampamento para tomar um bom banho quente, jantar e recuperar as forças para o 2° dia de caminhada:

Quando chegamos no local do acampamento, o sol já tinha ido embora, corremos para montar as barracas antes que ficasse bem escuro, outros grupos já estavam acampados:

Pagamos R$30,00 por pessoa para tomar um banho quente, jantar e acampar. Esse dia "apagamos" devido ao cansaço...

2° Dia da travessia - Lapinha da Serra - Tabuleiro

O inicio do segundo dia de caminhada foi com uma chuva bem fina, mas com trilhas bem mais tranquilas que no primeiro dia, pois a maior parte do caminho é plana:


Após essa parte tranquila da caminhada começamos a subir novamente:


Ao chegar na planície encontramos a primeira placa indicando a trilha para Tabuleiro e também a placa informando o caminho para a casa da Dona Maria:


Nesse dia nos juntamos a outros dois grupos, inclusive o grupo do Júlio que conversamos pelo fórum do http://www.mochileiros.com:

Quase chegando na casa da Dona Maria encontramos essa bela cachoeira e paramos para um banho, o lugar é perfeito:



Chegando a casa da Dona Maria:

Vídeo feito no final do 2° dia de caminhada, chegando na casa da Dona Maria:

Casa da Dona Maria:

Área onde ficamos acampados na casa da Dona Maria, a estrutura na casa dela é bem melhor, na casa dela existe luz elétrica, televisão e tudo mais, apesar de não utilizarmos nada dessa boa estrutura...rsrsrs. Como chegamos cedo, por volta das 14:40 foi possível tomar um banho no rio de água cristalina que fica ao lado do camping e devido a grande quantidade de comida que levamos, decidimos fazer o almoço para reduzir o peso das mochilas.

Vista da área de camping:

A noite fizemos o nosso jantar, depois de comer o sono bateu e fomos dormir.




3° Dia da travessia - Lapinha da Serra - Tabuleiro

Ao acordarmos para iniciar a caminhada do 3° dia podemos ter essa bela visão:

Algumas fotos do 3° dia:

Vídeo mostrando um pouco de como foi a trilha no 3° dia da caminhada:

Canion e Travessão ao fundo:

Fizemos a a trilha por cima (sempre a direita) para tiramos algumas fotos da Cachoeira do Tabuleiro por cima:




 Depois de tirar descemos para o portaria do parque, finalmente chegamos ao ponto final da travessia, agora era guardar as mochilas e preparar para caminhar mais 2,5Km até a cachoeira:

Chegando na cachoeira:

Depois de curtir a cachoeira, subimos a trilha pesada de 2,5Km para voltar a portaria e pegar as mochilas. Nessa hora nos deparamos com um grande problema, como voltar para Lapinha da Serra para pegar o carro? Começamos a descer a trilha rumo ao Vilarejo de Tabuleiro e no meio do caminho encontramos um cara em um Uno Fire indo buscar a esposa que trabalha no parque. Pagamos ao mesmo R$250,00 e ele nos levou até Lapinha da Serra.

Aguardando a nossa carona para Lapinha da Serra:

 Chegamos em Lapinha da Serra já era noite e saímos para curtir o Carnaval da Cidade...
No outro dia tiramos uma foto da famosa Igreja da cidade:


Terminamos a nossa travessia em breve voltaremos a Lapinha da Serra para fazer o trecho que contorna a Serra, muito mais tranquilo que o que fizemos.


Dados da Travessia:
Data: 9, 10 e 11 de Fevereiro de 2013 (Carnaval)
Dificuldade Física e Técnica: Médio/Difícil
Distância (com erros de rota): 33 Km
GPS: Garmin Etrex 20

Lapinha - Tabuleiro


EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond